A trajetória acadêmica da professora Eliete Bispo – um breve relato
Escrito por: Ederlan de Souza Ferreira
A professora Eliete da Silva Bispo, iniciou a sua vida acadêmica no curso de Graduação em Farmácia-Bioquímica na Universidade Federal da Bahia em 1972. Formou-se em 1977, e foi exercer a atividade profissional na iniciativa privada – na indústria alimento.
Em 1984, ingressou como docente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, onde tivera sua formação. E, como boa filha, retornou à sua alma mater!
Posteriormente, realizou o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos em 1989, pela Universidade Federal do Ceará, e o Doutorado em Tecnologia de Alimentos em 1999, pela Universidade Estadual de Campinas. E, retornou definitivamente à Universidade Federal da Bahia, onde dedicou uma grande parte da sua vida.
Na UFBA, exerceu os cargos de Coordenação de Laboratório de Extensão, Chefia do Departamento de Análises Bromatológicas, membro de Colegiados do curso de graduação em Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PGAli). Foi Presidente de Congressos Nacionais e Internacionais da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. E, exerceu o cargo de Direção da Faculdade de Farmácia entre os anos de 2013 e 2016.
Em 2019, tornou-se Professora Titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. E, após 36 anos de dedicação ao serviço público federal na área da educação, com notável atuação no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Inovação e no Serviço Administrativo – se aposentou em 2020.
A sua história de contribuição para a Farmácia, reverberou ao longo dos anos e culminou com indicação do Conselho Federal para receber a Comenda do Mérito Farmacêutico.
A mais alta honraria concedida pelo Conselho Federal de Farmácia – como reconhecimento da contribuição para o engrandecimento da farmácia brasileira.
Fonte: Conselho Federal de Farmácia (Homenagem: farmacêuticos de destaque na profissão recebem honraria do CFF).
