Histórico

A Universidade Federal da Bahia – A primeira do Brasil historicamente seu início está datado em 18 de fevereiro de 1808. Na época o Príncipe Regente Dom João VI institui a Escola de Cirurgia da Bahia, constituindo assim o marco do primeiro curso universitário do país. O curso de Farmácia foi incorporado no ano 1832. Mas somente em 8 de abril de 1946 (74 anos após à criação) foi titulada formalmente como Universidade da Bahia pelo Decreto-Lei 9155, inicialmente constituída por cinco Faculdades, entre elas, a Faculdade de Medicina da Bahia, onde se encontravam anexas as escolas de Farmácia e Odontologia.
 
Desde essa época o – Ensino à Bromatologia ou a “Ciência dos Alimentos”, já se fazia presente. Historicamente, a cátedra foi ocupada por insignes nomes: Profª. Drª. Florentina Santos Diez del Corral, Profª. Drª. Eleonor Maria de Almeida Mota e Profª. Drª.Maria da Pureza Spínola Miranda.
 
A primeira semente para a criação de cursos de pós-graduação vinculado à Faculdade de Farmácia da UFBA, foi semeada em 2003, com a criação da especialização (Lato Sensu) em Segurança e Inspeção de Alimentos. A proposta foi elaborada pelo grupo de pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Análises Bromatológicas da Faculdade de Farmácia.
 
Em 2005, o Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PGALi) foi o primeiro programa stricto sensu criado pela Faculdade de Farmácia da UFBA. A proposta foi aprovada pela Câmara de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa da UFBA ainda em 2005, e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2006. Dessa forma a primeira turma a ingressar no curso em nível de Mestrado deu-se em agosto de 2006.
 
Nas primeiras avaliações da CAPES (Triênios 2007/2009 e 2010/2012), o Mestrado Acadêmico foi recomendado pela CAPES com Nota 3. Porém, na reunião 172ª do CTC-ES ampliada destinada a avaliar os programas durante o quadriênio 2013/2016, aprovou as deliberações e recomendações elaboradas pela Comissão de Área, ratificando a Nota 4 ao PGALi.
 
O Programa foi reformulado em 2016 a fim de englobar novas linhas de pesquisas e atender melhor a evolução da área da Ciência dos Alimentos (Portaria CAPES de 08/06/2016). Tal mudança, possibilitou de fato o aperfeiçoamento do programa e o upgrade de atributos avaliados pela coordenação de área. Desta forma em 2017, o colegiado do PGAli submeteu a criação do Doutorado à Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN proposta 549/2017) da CAPES. No final de 2018, o CTC-ES acompanhou o parecer da Comissão da Área que recomendou a abertura do Curso de Doutorado em Ciência de Alimentos. Em 2019.2 ocorreu a primeira seleção de discentes, matriculados em 2020.1.
 
Atualmente, o Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos oferece oportunidade de ingresso nos cursos stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado, e vem se estabelecendo rapidamente devido ao fortalecimento das bases científicas, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura disponível. Aspectos esses que resultam numa maior eficiência para a captação recursos financeiros, formação de redes de colaboração e promoção da Internacionalização do programa.
 
À sociedade, o Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos tem proporcionado sólida formação de recursos humanos na área de Ciência dos Alimentos.
 
 
Coordenador: Prof. Ederlan de Souza Ferreira
Subcoordenadora: Profa. Carolina Oliveira de Souza
Português, Brasil